Iaçu

Iaçu

Prefeitos da região se reúnem no 1º Encontro do Cacau no Vale do Paraguaçu

25/10/2021 às 08h43

A Prefeitura de Iaçu, por intermédio da Secretaria de Agricultura, realizou no dia 21 de outubro, o 1º Encontro Cacau no Vale do Paraguaçu. O evento contou com a presença de prefeitos das cidades que fazem parte do Consórcio Chapada Forte, produtores rurais, agrônomos e do ministro da cidadania João Roma, que participou através de Videoconferência, contou também com a presença da gerente do Banco do Brasil de Iaçu, Secretários e Vereadores do município.

Na oportunidade o Prefeito Nixon Duarte e a Secretaria de Agricultura Micherlane Ferraz falaram aos presentes sobre a importância da lavoura Cacaueira para a nossa região que se encontra zoneada para esta cultura.  O presidente do Consórcio Chapada Forte, prefeito de Andarai Wilson Cardoso, falou sobre a importância de uma nova cultura agrícola para a região, a qual *trará novos investimentos, o que aquecerá a economia e alavancará a disponibilização de novos postos de trabalho. A gerente do Banco do Brasil, Laiana (agência Iaçu), informou sobre o grande quantitativo de recursos disponibilizados através linhas de crédito para os produtores que desejem iniciar o cultivo do cacau.

A produção de cacau na região se tornou uma realidade, através de Nixon Duarte, o qual foi o precursor desta cultura agrícola no eixo Iaçu/Itaberaba e no vale do Paraguaçu. Com o apoio da CEPLAC (Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira), que acompanha o plantio na fazenda São José, desde o período experimental, utilizando a pesquisa e recursos, com o manejo técnico de maior tecnologia da atualidade. A liberação de incentivos do governo federal e incentivos ao cultivo do cacau, passa a figurar entre as possibilidades de geração de emprego e renda, em pleno semiárido baiano. Além de ser uma cultura altamente rentável e ecologicamente sustentável.